Consideramos por muitos como verdadeiros “membros” da família, os animais de estimação se tornam problema quando a família resolve viajar. É por isso que para muitos, a única saída é levar o PET na bagagem, seja em viagens com o próprio veículo de passeio, no ônibus e de avião. Para isso, é importante saber quais cuidados e regras devem ser tomados para levar os bichinhos nos passeios.

O Detran.SP determina que a legislação impede apenas o transporte de animais à esquerda ou no colo do motorista, e também na parte externa do veículo. Mais fique sabendo que a recomendação é que eles sejam sempre transportados no banco de trás, com uma cadeirinha específica, para os pequenos, e um cinto, para os grandes. Esses acessórios são encontrados em lojas de acessórios para pets, em geral. Também é indicado que não se deixe o pet com a cabeça pra fora do veículo, para evitar acidentes de trânsito durante a locomoção dos veículos. Além da legislação e das recomendações do Detran.SP já citadas, a Fundação Procon-SP, órgão ligado à Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, oferece na internet um  guia completo com mais dicas para o transporte de animais no carro, ônibus e avião, para quem tem dúvida e interesse sobre o tema.

Para os que já estão com a passagem de ônibus reservada e querem levar o animalzinho, deve apresentar um atestado que comprove as boas condições de saúde do bichinho. Outra recomendação, o animal não pode ficar solto a bordo do ônibus e deverá estar guardado em um dispositivo apropriado (gaiola ou caixa, sendo mamífero ou ave). O dono deve reservar uma passagem extra para acomodá-lo ao seu lado, que só deve ser expedida diretamente no guichê da companhia responsável pela viagem. Vale ressaltar que para usuários de cão-guia não é necessário pagar pelo transporte. Também é importante consultar a empresa de ônibus para saber quais as regras para o transporte de animais, antes de chegar com o animal na plataforma de embarque.

COMPARTILHARShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+