Viajar com crianças é maravilhoso! Elas tornam a viagem muito mais divertida e animada, mas, é claro, exigem muita responsabilidade e preparação para que tudo ocorra da forma mais tranquila possível.

Por isso, neste artigo daremos 3 preciosíssimas dicas para quem vai fazer uma viagem com crianças de ônibus. Confira!

Autorização para Viagem com Menor de Idade

Existem leis que protegem os pequenos quando o assunto é viagem. Em território nacional, por exemplo, é exigida a autorização de viagem para crianças com menos de 12 anos desacompanhadas dos pais ou responsáveis. Caso o acompanhante seja parente direto da criança e maior de idade, somente será necessário apresentar o próprio documento de identificação e a certidão de nascimento da criança.

Já os adolescentes entre 12 a 18 anos podem viajar sozinhos de ônibus ou avião sem autorização, sendo apenas necessário portar o documento de identificação para comprovar a idade.

Em caso de viagem internacional, quando acompanhado por apenas um dos pais ou responsáveis, deve-se portar a autorização de viagem do menor por escrito do outro.  

Crianças e adolescentes que viajarem acompanhados de outros adultos devem levar autorização escrita de ambos os pais ou responsáveis. A mesma documentação será exigida caso a criança esteja desacompanhada.

Essa autorização precisa ser impressa em duas vias. Estando devidamente preenchidas e assinadas, deve-se levá-las a um cartório para reconhecer a assinatura e autenticar. Na hora do embarque, uma dessas vias ficará com a Polícia Federal, para garantir a segurança do pequeno.

Fazendo as Malas para Viajar com Crianças

Essa, talvez, seja uma das horas mais “tensas” de viajar com crianças! É importante preparar a mala dos pequenos com tempo, para não esquecer itens importantes e nem levar coisas desnecessárias.

Listamos os itens indispensáveis para uma viagem com crianças tranquila:

Farmacinha: não deixe de levar remédios para cólica, enjoo, gripe e febre (ou algum outro que a criança tome). Termômetros, protetores solares, repelentes, band-aids, lencinhos umedecidos e álcool em gel também são indispensáveis!

Distrações para as crianças: para ter momentos de sossego na viagem, é importante levar itens que possam entreter os pequenos, sejam eles jogos, livros, brinquedos, ou até mesmo os eletrônicos, como um tablet ou o próprio celular, para ver vídeos e joguinhos.

Alimentação: garrafinhas de água e petiscos são ótimas opções. Caso seja um bebê, leve papinhas, leite, mingau, babador, mamadeira, copos plásticos e pratinhos.

Roupas: mesmo que o destino da sua viagem seja de verão, ainda sim é importante levar um casaquinho e meias para eventuais dias frios. Levar mudas de roupas extras também é uma opção, já que crianças se sujam muito.

Sacos plásticos/de tecido: são muito úteis para colocar as roupas sujas ou para guardar algo importante.

Importante: Caso a criança tenha seu próprio assento, ela tem direito a uma bagagem de até 30 kg. Agora, caso ela seja de colo, fica isenta de bagagem.  

– Inspiração: Dicas de Destinos Baratos para Viajar com Crianças

Antes de viajar, certifique-se de escolher um bom lugar no ônibus. Prefira sempre os primeiros bancos, já que eles têm um espaço maior para a criança ficar. Se esse lugar não estiver vago, evite sentar próximo do banheiro ou escada – onde há um maior fluxo de pessoas. Esses lugares tendem a ser menos silenciosos, o que pode incomodar a criança.

Caso haja possibilidade, opte por viajar à noite. Será menos cansativo para a criança e para você.

A Quero Passagem tem opções de passagens para mais de 5 mil destinos em todo o Brasil. Aproveite para adquirir seu bilhete agora mesmo!  

O que achou das nossas dicas para viajar com crianças? Conte para a gente nos comentários e boa viagem!

Imagens: Unifique, Minutuyo, Rodosoft
COMPARTILHARShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+