Categoria

Sem categoria

Categoria

Muitas pessoas querem viajar sem deixar seu pet em casa, porém têm dúvidas de quais são as regras para se viajar de ônibus com seu cachorro, gato ou outro animalzinho. Então decidimos responder neste post todas essas dúvidas e dar dicas importantes sobre como viagem com seu pet. Confira com a QueroPassagem abaixo.

Para cair na estrada de ônibus com o seu animal, você irá precisar:

  • Apresentar um atestado veterinário que comprove as boas condições de saúde do animal

Para viajar de ônibus com cães e gatos, você não precisa mostrar o GTA (Guia de Trânsito Animal), porém precisará ter em mãos um atestado que prove as boas condições de saúde do animal, lembrando que o documento deve ser emitido com uma antecedência de 15 dias.

  • Transportar o pet em uma caixa de transporte

O animalzinho tem que viajar dentro de um recipiente apropriado, podendo ser uma gaiola ou caixa para o transporte. A embalagem não pode ter vazamentos de resíduos e precisa estar higienizado nas paradas do ônibus. Você precisa consultar a empresa rodoviária para saber sobre o tamanho adequado do recipiente.

  • Entrar em contato com a empresa rodoviária

Algumas companhias possuem normas específicas, tais como, a obrigação do pet estar em um assento ao lado de seu dono. Ou seja, você deverá pagar pelo assento para que ele ocupe a poltrona ao seu lado. Já aquelas que não obtém essa regra e aceitam que o animalzinho esteja no colo do seu dono, dentro do recipiente adequado.

  • Verificar o número limite

A princípio existe um número limite de animais que se pode transportar por viagem, e esse alcance tenha sido atingido, você talvez não poderá embarcar no veículo. Por isso é importante avisar a companhia que você estará com seu animal de estimação.

Vale lembrar que animais silvestres precisam apresentar autorização do IBAMA e algumas empresas talvez exigem que o animal embarque caso o responsável assine um termo de responsabilidade, no qual assume os riscos que podem colocar o animal em perigo durante a viagem. Já para viagens de ônibus internacionais, é exigido o Certificado Zoosanitário Internacional.

Espero que a QueroPassagem tenha ajudado a tirar as dúvidas quanto a sua viagem com o pet e que você possa aproveitar ainda mais seus momentos.