Belo Horizonte é uma cidade cheia de encantos. Cercada por montanhas, cachoeiras e cidades históricas, a capital mineira é um misto de modernidade e história e é perfeita para uma viagem em família.

Abrigando vários museus, prédios históricos e parques urbanos, a cidade também é um prato cheio para quem gosta de participar de eventos culturais e gastronômicos.

Além disso, chegar à cidade é fácil e você tem várias opções tanto aéreas, como terrestres, indo de ônibus ou de carro.

Confira algumas dicas do que fazer em Belo Horizonte!

Pampulha

Um dos melhores passeios em BH é, sem dúvida, visitar a Pampulha. É lá que está o Complexo Arquitetônico da Pampulha, um dos grandes símbolos da cidade.

Localizado a 8,5 km do centro, o complexo foi a primeira encomenda feita por Juscelino Kubitschek ao arquiteto Oscar Niemeyer. Inaugurado em 1943, hoje é considerado um dos Patrimônios Mundiais da UNESCO, abriga uma séries de obras arquitetônicas que contornam a lagoa e ainda possui jardins de autoria do paisagista Burle Marx.

Entre as opções do que fazer em Belo Horizonte, a Igreja de São Francisco de Assis é uma parada obrigatória. A construção – projeto de Niemeyer – foi decorada com pinturas do artista Cândido Portinari.

O atual prédio do Museu de Arte da Pampulha abrigava o antigo cassino e vale a pena a visita. Lá você encontrará obras de Portinari, Guignard, Di Cavalcanti e outros artistas de renome.

A Casa do Baile também faz parte do complexo e foi construída para funcionar como restaurante e salão de festas, mas atualmente funciona como local para exposições.

Além disso, também na região da Pampulha, você encontrará o estádio Mineirão – segundo maior estádio de futebol do Brasil, o Jardim Botânico de Belo Horizonte, o Jardim Zoológico e o Parque Guanabara.

Praça da Liberdade

Cartão Postal de Belo Horizonte, a Praça da Liberdade abrigava os antigos órgãos administrativos. Hoje, os prédios do local foram transformados em centros culturais, formando o Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Lá o destaque vai para o Palácio da Liberdade e seu incrível jardim. Além disso, o circuito abarca o Museu das Minas e do Metal, o Espaço TIM/UFMG do Conhecimento, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, o Museu Mineiro, o Memorial Minas Gerais Bale, o Edifício Niemayer, a Casa Fiat de Cultura, entre outros.

Mercado Central

Outro passeio em BH imperdível é o Mercado Central. Lá você encontrará um pouco de tudo: comidas deliciosas, animais de estimação, flores, artigos de decoração, artesanatos, artigos religiosos… A diversidade é incrível e não dá para perder.

Instituto Inhotim

O Instituto Inhotim, na realidade, fica localizado na cidade de Brumadinho, a cerca de 60 km da capital mineira, mas quem vai a BH não pode deixar de dar um pulinho nesse local incrível.

O Instituto é considerado o maior acervo de arte ao ar livre da América Latina e um dos acervos de arte contemporânea mais importante do país.

O espaço é uma mistura maravilhosa de jardins e arte. São mais de vinte galerias cercadas por uma área verde belíssima, tudo integrado de forma harmoniosa.

Chegar ao local não é difícil nem caro. É possível encontrar passagens de ônibus saindo de Belo Horizonte por apenas R$38.

Ficou animado para conhecer Belo Horizonte? Conte para gente nos comentários!

Imagens: Wikimedia, abihmg, blog Turismo de Minas, Diário do Nordeste
COMPARTILHARShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+