Motoristas passam por treinamento na Itapemirim.

Motoristas passam por treinamento na Itapemirim.

Para garantir a integridade física de seus motoristas e passageiros, a Itapemirim passagens, uma das maiores empresas de ônibus do Brasil, está financiando um projeto proposto por especialistas em segurança e medicina do trabalho que promete recuperar o estado de alerta de quem passa várias horas em frente ao volante. Com a supervisão e orientação médica do Dr. Antônio A. Melo Neto, motoristas da Itapemirim estão sendo submetidos a uma sessão de relaxamento dentro de uma sala com iluminação especial, chamada de Relax Studio. O projeto consiste em conscientizar os profissionais do volante a estarem bem descansados, identifica e trata problemas e distúrbios do sono e consequentemente reduz as chances de acontecer acidentes durante as viagens de ônibus.

Dentro do espaço montado pela própria empresa rodoviária, o motorista fica o tempo todo olhando diretamente para uma luz apropriada durante cerca de cinco minutos. O tempo é suficiente, segundo os médicos, para restabelecer os sentidos que deixam o corpo em alerta por pelo menos mais 2 horas de viagem. De acordo com a direção da viação Itapemirim, a intenção desse investimento é prevenir, garantindo a todos os envolvidos plena segurança de que todos os trajetos serão concluídos com total normalidade. Apesar de vista de forma obrigatória pelos olhos da medicina do trabalho, a implantação da nova ferramenta está fazendo a auto viação somar pontos no quesito Sustentabilidade.

Além da preocupação com o bem-estar e a segurança de seus clientes e do corporativo, a empresa também investe em uma frota ecológica, com capacidade para reduzir até 90% das emissões de gases poluentes durante suas operações. Com os novos veículos, pelo menos 80% das emissões de C02 (responsáveis pelo aquecimento global) são evitadas, além da redução de 62% do que e emitido de óxido de nitrogênio na atmosfera. A viação Itapemirim também compensa suas emissões com o plantio de seis milhões de árvores. A empresa está presente em dois mil municípios de 22 Estados Brasileiros, número que representa uma cobertura de 70% de todo território nacional. Por ano, a empresa chega a percorrer mais de 120 milhões de km, o que é equivalente a 315 viagens à Lua

COMPARTILHARShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+