O maior – e um dos mais famosos museus a céu aberto da América Latina – está mais próximo do que você imagina. A cada ano, o Instituto Inhotim atrai mais turistas de todas as partes do mundo. E com razão!

Por lá, a sensação é de estar imerso em uma realidade paralela. São várias galerias de arte em meio a um enorme jardim botânico, além de lindas paisagens, cores, tamanhos e formas extraordinárias das obras apresentadas.

As surpresas são tantas, que o museu é parada obrigatória para qualquer viajante que deseja conhecer sobre arte contemporânea.

Ficou interessado? Listamos algumas dicas e informações que podem facilitar sua visita ao Museu Inhotim. Vamos lá? 🙂

Como Surgiu o Instituto Inhotim?

Obra com metais no Museu Inhotim

Intitulado como “Inhotim: Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico”, o local foi criado na década de 80, mas somente em 2002 se transformou, de fato, em uma instituição sem fins lucrativos.

Inhotim fomenta a educação local baseado na arte contemporânea, e se tornou um dos principais destinos turísticos de Minas Gerais.

Onde Fica o Museu de Inhotim?

Em Minas Gerais, a 60 km de Belo Horizonte, especificamente, na cidade de Brumadinho, é onde fica o museu de Inhotim.

Como Chegar ao Instituto Inhotim?

Existem várias opções de transporte saindo de Belo Horizonte:

Ônibus: é possível encontrar passagens de ônibus de Belo Horizonte para Inhotim diariamente. A viagem dura quase duas horas e o bilhete pode ser comprado no site da Ônibus Passagens.

Carro: utilizando a BR-381 sentido São Paulo, é possível chegar até Inhotim com muita facilidade. Há também a opção de pegar a BR-040 sentido Rio de Janeiro. Siga as placas “Casa Branca” e depois “Brumadinho”.

Van: o próprio Instituto Inhotim oferece serviço de transporte com saída de Belo Horizonte. A viagem precisa ser agendada com 24h de antecedência pelo número (31) 3290-9180.

Obra com carros no Instituto Inhotim

Mas afinal: O que Fazer no Inhotim?

Com um grande acervo artístico contemporâneo, o Museu de Inhotim conta com centenas de obras de artistas brasileiros e internacionais. São cerca de 700 peças espalhadas pelo imenso jardim botânico e galerias, entre esculturas, pinturas, fotografias, objetos e instalações de arte.

Entre as galerias permanentes, há obras de artistas como:

– Adriana Varejão

– Carroll Dunham

– Cildo Meireles

– Doug Aitken

– Edgard de Souza

– Hélio Oiticica

– Lygia Pape

– Matthew Barney

– Paul McCarthy

– Tunga

Há também peças de outros artistas expostas em galerias temporárias.

Obras expostas no Museu Inhotim

Quer viajar para Belo Horizonte? Compre aqui as passagens de ônibus!

Devido à grande variedade de exposições, Inhotim é um passeio que pode levar dois dias. Além disso, é incrível apreciar a beleza do jardim botânico, fazendo o ritmo da caminhada ser suave e agradável.

Funcionamento: durante a semana, o Instituto Inhotim abre às 9h30 e fecha às 16h30. Aos fins de semana e feriados, encerra às 17h30.

Ingressos: terças, quintas, sextas, sábados, domingos e feriados o valor é de R$ 44. Mas fique atento: às quartas-feiras a entrada é gratuita para todos, e às segundas-feiras o Instituto Inhotim não abre.

>> Você sabia que Brumadinho (MG) está entre os 8 Melhores Destinos Para Viajar no Brasil em 2018? Acesse para conhecer os outros!

Jardim Botânico do Museu Inhotim

Dicas Extras:

  • Utilize filtro solar: muitos trechos não têm sombra;
  • Use calçado confortável: em algumas galerias, há lugares com pedras, areia, água e outras estruturas;
  • Leve garrafa d’água: há bebedouros em vários pontos, então manter sua garrafinha cheia é uma ótima ideia;
  • É proibido entrar com alimentos: entretanto, há dois restaurantes e várias lanchonetes.
  • Aproveite a loja do museu: reserve uma graninha e leve para casa uma lembrança do lugar!

E aí, se interessou pelo passeio? Agora é só fazer as malas e curtir o Instituto Inhotim, o maior museu a céu aberto da América Latina! 😉

Imagens: Pedro Vilela/MTur (Flickr), Vanessa Alkmin (Pixabay), Cristina Abrantes (Pixabay), Ary Kerner (Flickr)
Autor

Comentários estão fechados.