Viajar já não é mais privilégio dos afortunados. Com acesso a tantas possibilidades e informações, se tornou possível viajar gastando pouco e curtir as férias dos seus sonhos.

Mas, como tudo na vida, para viajar com pouco dinheiro não há fórmula mágica, é preciso se organizar!

Por isso, preparamos algumas dicas que te ajudarão a gastar apenas o suficiente e viajar com tranquilidade. Confira:

1. Considere Destinos Menos Procurados

Ser maleável é uma das premissas para viajar gastando pouco. Há alguns destinos que são verdadeiros sonhos, mas se você estiver aberto a conhecer locais que não estão em evidência, provavelmente, conseguirá economizar.

Optar por destinos nacionais pode oferecer uma experiência tão incrível quanto uma viagem para o exterior. No Brasil, há diferentes atrativos que agradam todos os perfis de viajantes.

Nosso país é tão grande e diversificado, que certamente, há o roteiro perfeito para a sua próxima viagem!

Vale lembrar também daquela dica básica sobre preferir viajar na baixa temporada. 😉

2. Opte por Viajar de Ônibus

Um dos benefícios de viajar de ônibus é a estabilidade dos preços. Enquanto as passagens de avião variam muito, para ir de ônibus o preço costuma ser regular, mesmo em feriados ou durante a alta temporada.

Para viagens de última hora, ir de ônibus costuma valer muito a pena. O preço também está ligado à distância percorrida: o ônibus normalmente é o meio de transporte mais em conta para rotas com menos de 500 km.

Ônibus de viagem com passageiros

3. Pesquise, Planeje e Organize sua Viagem

Os desorganizados que nos perdoem, mas quem se empenha em planejar e pesquisar, acaba economizando – e, na maioria dos casos, se divertindo mais, pois descobre atividades fora do roteiro turístico.

Planejar com antecedência os passeios e adquirir os tickets na internet, por exemplo, pode custar mais barato do que comprar no local. Mas, é claro, priorize atividades e atrações gratuitas!

4. Faça uma Planilha de Custos

A partir de suas pesquisas, crie uma planilha para levantar os custos de toda a viagem. Lembre-se de considerar itens como o custo das passagens, hospedagem, alimentação, transporte e passeios.

Mensurando os gastos ficará mais fácil e palpável realizar os planos.

>> Você também pode gostar: Viajar de Ônibus, Carro ou Avião? Saiba qual é a Melhor Opção para a sua Viagem!

5. Gaste Menos com Hospedagem

Há diversas possibilidades para se hospedar gastando pouco: hostels superbacanas e acessíveis ou pousadas que passam longe do custo de um hotel convencional.

Há também opções como o CouchSurfing, aplicativo que intermedia viajantes e moradores locais para hospedagens gratuitas. É como ser recebido por um amigo!

6. Poupe com Gastos em Alimentação

É claro que desfrutar da gastronomia local faz parte da experiência. Mas isso não quer dizer que você precisa gastar comendo fora em todas as refeições, durante todos os dias da viagem.

Se no local onde você ficar hospedado não for possível cozinhar, opte por itens como frutas, castanhas, sementes e biscoitos. Vale até mesmo um sanduíche natural para jantar, não é?

Jantar fora, normalmente, custa mais caro do que almoçar. Quando possível, faça aquele brunch reforçado e no restante do dia opte por uma alimentação de menor custo.

7. Use Transporte Público ou Alternativo

A ideia é considerar ônibus, metrô e somente quando imprescindível, optar por transportes mais caros, como táxi ou apps de mobilidade urbana. Grandes centros costumam ter um bom transporte público.

Outra dica bacana é caminhar bastante: assim você conhece a cidade a fundo e torna a experiência ainda melhor!

Viu só como é possível viajar com pouco dinheiro? Conte o que você faz para viajar barato e aproveitar muito. Queremos saber!

Imagens: Stocksnap (Rawpixel.com), Unsplash (Annie Spratt)
COMPARTILHARShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+