O verão é a estação do ano preferida pelos brasileiros para sair de casa. Longe das férias escolares e dos meses de maior recessão, as praias ficam lotadas, assim como os aeroportos e rodoviárias com conexão interestadual do país. Por isso, é comum reunir os amigos e juntar a família para botar o pé na estrada.

Dicas para reservar a passagem

Apenas compre e reserva as passagens de ônibus em pontos oficiais de venda, para compras físicas (o mesmo vale para as compras online, que devem ser feitas em portais credenciados e regularizados). Quem optar sair do terminal a bordo de uma micro-ônibus ou de van também deve tomar cuidado com o transporte clandestino. Os autônomos devem ser autorizados pela Agepan. Essas empresas também têm pontos de embarque e desembarque e horários estabelecidos pela própria agência reguladora. Da mesma forma que as companhias rodoviárias, eles precisam emitir um bilhete, e estar com o cadastro e vistoria do veículo em dia.

Gratuidade e desconto em passagens

Empresas e transportadores autônomos também são obrigados por lei a oferecerem passagens gratuitas, assim como nos ônibus, nos micro-ônibus (incluindo vans), deve ser reservado 1 poltrona grátis e 1 com 50% de desconto para idoso e 1 poltrona grátis para pessoa com deficiência. Nos ônibus são 2 poltronas grátis para idoso; 2 poltronas grátis para pessoa com deficiência; e 2 poltronas com 50% de desconto para mais idoso, caso as vagas gratuitas já estejam ocupadas. O passageiro pode pedir ao motorista para verificar os documentos que atestam que ele é um autônomo cadastrado e regularizado. Assim que embarcar, não se esqueça de colocar o cinto de segurança. Você sabia que a Agepan determinou que o motorista ou outro representante da empresa faça uma orientação verbal antes da saída, lembrando os passageiros de utilizarem o equipamento?

COMPARTILHARShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+